Sexta-feira, 5 de Maio de 2006

Cogumelos mágicos...

Fiazinho eu tinha-te prometido uma pesquisa sobre os tais cogumelos mágicos...sim porque eu não quero que tu fiques a pensar que os cogumelos mágicos são os cogumelos que trabalham no circo...lê com muita atenção!!!

Cogumelos mágicos (alucinogéneos)

 

pesquisa feita em: http://www.drogas.pt/id.asp?id=p5p14p702

Há dezenas de espécies de cogumelos mágicos com efeitos alucinogéneos ou psicadélicos. Podem dividir-se em dois grupos: os que contêm a Psilocibina ou a Psilocina como substância psicoactiva e os que contêm muscarina, como o Amanita muscaria.. Existe ainda um terceiro grupo, que parasita algumas espécies vegetais, conhecido como a cravagem do centeio, precursor do LSD, substância sintética abordada noutro local.

A distribuição dos cogumelos é generalizada por todo o mundo, nomeadamente na Europa. É fácil confundir os chamados cogumelos mágicos com outras espécies não alucinogéneas, nomeadamente algumas venenosas. Uma parte dos cogumelos mágicos consumidos com intuitos recreativos é proveniente de cultivo próprio para esse fim.

Os cogumelos mágicos são usados desde há milhares de anos por populações nativas da América Central e da América do Sul ligada a cerimoniais religiosos e culturais. Também no Saara, na Sibéria, na Europa do Norte e eventualmente na Ásia. Os primeiros registos europeus sobre a psilocibina datam do séc. XVI. A substância foi isolada nos anos 60 do séc. XX, tendo sido desde aí usada com fins recreativos, muitas vezes ligada ao movimento hippye e a experiências mais ou menos místicas que procuravam estados alterados da consciência.

Apresentação e vias de administração

Os cogumelos mais usados são os que contêm Psilocibina. De um modo geral, são adquiridos inteiros ou em pequenos pedaços. São consumidos por via oral, isto é, ingeridos: crus, secos, cozinhados ou em infusão (chá). São uma espécie que aparece mais no Outono mas podem ser secos e armazenados e consumidos em qualquer época do ano. Os cogumelos secos são os que têm efeitos mais intensos.  

Aspectos farmacológicos

A Psilocibina é quimicamente semelhante ao LSD. O seu nome científico é orthophosphoryl-4-hydroxy-n-dimethyltryptamine. Após o consumo, os alcalóides dos cogumelos bloqueiam os efeitos da serotonina no cérebro, por terem estruturas químicas similares.
De um modo geral os efeitos iniciam-se 30-60 minutos após a ingestão, por vezes mais, consoante a dose ingerida. Uma dose ligeira geralmente corresponde a 1 grama de cogumelos secos, 10mg de psilocibina, uma dose média, de 1 a 3 g (10-30 mg de psilocibina) e uma dose forte entre 3 e 5 g  (30-50 mg de psilocibina).

A Psilocibina é convertida em Psilocina pelo organismo humano, sendo excretada sem transformação na urina.

Efeitos

Os efeitos dependem da dose ingerida, da expectativa em relação ao consumo, da personalidade, da sensibilidade individual do consumidor e podem durar até seis horas. Em certos casos, raros, uma dose pequena pode desencadear efeitos normalmente obtidos com altas doses, noutros casos, doses mínimas podem provocar efeitos incipientes na primeira hora.

Muitas vezes as primeiras reacções são de carácter físico: náuseas, dilatação das pupilas, aumento da frequência do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura.
Outros efeitos incluem: desorientação, distorção da noção de tempo, alucinações e ilusões visuais.

Alterações do humor, desorganização do pensamento, sensação de plenitude, sentimento de pertença a um grupo, sensibilidade aumentada às cores, sons, sabores, texturas, aumento do desejo sexual. Angústia, pânico, perda de apetite, desinibição, reacções paranóides.

Como muitas outras substâncias psicoactivas, os efeitos são subjectivos, imprevisíveis e fortemente dependentes das expectativas e dos contextos do consumo.

Não ocasionam dependência física ou psíquica. Alguns consumidores portadores de perturbações mentais podem vir a desencadear crises ou agravar o seu estado de doença.
 

 

publicado por coraxaodemanteiga às 23:56
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Marco a 7 de Maio de 2006 às 14:13
hum.."cogumelos magicos"...fixe...:P
tenh d arranjar prai 1s kantx k pelo k li parece porrero...hehehe..e dpox dou 1s ao fia k pelo - s os comer nao fika no estado em k fikou na ultima noite d loret...HEHEHE
a ti sara dot os parabens!ate k enfim conxeguist faxer 1 blog a tua altura!:)ta mt fixe*bjx


Comentar post

.um pouco de mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.a sonhar agora...

. Sempre...

. ...

. ...

. Felicidade hoje...

. Quando...

. Por vezes...

. Se eu não gostar...

. És aquela...

. Dia muuuuuuito sim...

. Para a vida...

.sonhos guardados...

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.Estou a ouvir...

James Blunt - You're Beautiful

www.Song2Play.Com

SAPO Blogs

.subscrever feeds